watermark logo

29 Views· 30 August 2022

Qual o tratamento para pedra nos rins? Veja todos os tratamentos disponíveis!

Advertisement

Advertise With Vidude


nereidacarey9
Subscribers

Qual o melhor tratamento para pedra nos rins? Vem comigo que eu vou te explicar de maneira simples quando utilizamos cada de tipo de cirurgia para pedra nos rins.

Definir o tratamento para pedra nos rins vai depender primeiro se você está tendo dor ou não. Pacientes com pedra no rim que não estejam sentindo dor nenhuma e descobriram por acaso uma pedra no rim, indicamos apenas alguma cirurgia para pedra nos rins se essa pedra for maior que 1 cm.
Agora, se você está tendo crise de dor, precisamos definir se esse cálculo está no rim ou no canal.
O tratamento para pedra nos rins, ou seja, dentro do rim são 3:

1 – A Litotripsia extracorpórea: realizado para pedras nos rins de até 2 cm de tamanho. Cálculos maiores que 2 cm não podemos fazer pois existem a chance de se formar muitos fragmentos e eles enroscarem no canal. Tem uma taxa média de solução de 70%. Mas quando bem indicada, funciona muito bem.

2 – Ureterolitotripsia Flexivel: É uma cirurgia para pedra nos rins. O paciente é anestesiado, um aparelho é introduzido pelo canal da urina e com a câmera eu chego no rim, fragmento a pedra com o laser e retiro os fragmentos em uma cesta pequena. Depois do procedimento é necessário o uso do cateter duplo J para ajudar a eliminar fragmentos menores e para ajudar na cicatrização. Esse tratamento para pedra nos rins é feito para cálculo de até 2.5 cm de tamanho. Pedras maiores que isso, o procedimento não é muito efetivo.

3 – Nefrolitotripsia percutânea. Também uma cirurgia para pedra nos rins. É feito um furo nas costas do tamanho de um polegar mais ou menos e acessamos o rim através de furo. Também com um aparelho com uma câmera, encontramos a pedra no rim e quebramos ela, normalmente através da energia ultrassonica. É um procedimento maior, com uma chance de sangramento maior. Esse tratamento para pedra nos rins é indicado para cálculos grandes, maiores que 2.5 cm.

O tratamento de pedras no canal é feito com 2 tipos de procedimentos.
- A terapia medicamentosa expulsiva: é indicada para pedras no canal que não tem nenhuma complicação como dor refratária, infecção de urina ou alteração da função do rim. São prescritos alguns remédios como anti-inflamatorios, analgésicos e remédios que dilatam o canal para ajudar na eliminação da pedra no rim.

- Ureterolitotripsia semi-rigida. É um procedimento cirúrgico e está indicado para pacientes que tenham dor refratária ou seja, não melhora mesmo com as medicações corretas, uma infecção de urina ou alteração da função dos rins e no caso de falha no tratamento expulsivo com remédio. Também é feito pelo canal, onde um aparelho é introduzido e chegamos na pedra enroscada no canal. Quebramos ela com o laser e retiramos os fragmentos. Depois também é necessário utilizar o cateter duplo J para uma melhor cicatrização do canal.

Esses são os principais tratamentos para pedra nos rins e para pedras no canal! Ficou com alguma dúvida? Me escreve aqui em baixo nos comentários!

Link do vídeo anterior da série: Tudo sobre pedra no rim:

1) Quais os sintomas de uma pedra no rim? https://www.youtube.com/watch?v=v2iVwpgM8oQ

2) Como é feito o diagnóstico de uma pedra no rim?
https://www.youtube.com/watch?v=3wYPYz1O5BI

Dr Tiago Guirro
Urologista
CRM 158121
RQE 79409


✅ Siga também no instagram @drtiagoguirro

✅ Consultas presenciais em São Paulo e Telemedicina para todo o Brasil.

✅ Clique neste link para agendamento de consulta presencial em São Paulo por WhatsApp: http://bit.ly/consultapresencialsp ou telefone 11 93745-2522

✅ WhatsApp para agendamento de consulta via telemedicina:
https://bit.ly/agendamentotiago

Capítulos

0:00 - Introdução
1:10 - Litotripsia Extracorpórea
2:00 - Litotripsia Flexível
2:50 - Nefrolitotripsia Percutânea
3:30 - Terapia Medicamentosa Expulsiva
4:10 - Litotripsia Semi-Rígida

Show more


Up next

Advertisement

Advertise With Vidude


0 Comments